sexta-feira, 29 de julho de 2011

Com câmbio favorável, Paper Mate regressa ao Brasil


Negócios

Com câmbio favorável, Paper Mate regressa ao Brasil

Micheli Rueda   (mrueda@brasileconomico.com.br)
29/07/11 10:00
enviar noticia
"Nosso objetivo é oferecer inovação ao consumidor que está disposto a pagar mais por um produto melhor"

Comunidade

Partilhe: del.icio.us   Digg   Facebook   TwitThis   Google   Mixx   Technorati  
Click here
Depois de oito anos fora do mercado brasileiro, a marca Paper Mate retorna às prateleiras das papelarias e lojas de materiais de escritório.
Reconhecida pelo seu corretivo Liquid Paper e a caneta Kilométrica, a marca é de propriedade da americana Newell Rubbermaid. No Brasil, a multinacional lidera o mercado de brocas, com 70% de participação, por meio da companhia Irwin.
A história da Paper Mate no país teve início em 2000, quando a Newell Rubbermaid adquiriu a marca da Gillette, apenas dois anos após sua entrada no setor de papelaria.
Enquanto uma marca da Gillette, alguns produtos da Paper Mater eram produzidos no Brasil, mas como o processo de compra não envolveu fábricas, a Newell Rubbermaid apostou no modelo de importação.
O agravamento das condições macroeconômicas à época, no entanto, levou a interrupção da importação dos produtos.
"As condições estavam desfavoráveis, com um dólar equivalendo a R$ 3,70. Foi uma decisão tática, tomada por outras multinacionais também", disse Rogério Andrade, diretor de marketing do segmento de papelaria da Newell Rubbermaid no Brasil.
"Na época, o Brasil estava endividado e contava com pouca reserva de dólar", completou.
Com o cenário econômico inverso, a empresa realizou nos últimos dois anos pesquisas de mercado para pisar confiante em solo brasileiro mantendo o modelo de negócio baseado em importação.
Segundo Andrade, 53% dos brasileiros lembram da caneta Kilométrica, enquanto 50% da população recorda do Liquid Paper e 36% reconhece a marca Paper Mate.
"A pesquisa mostrou que a marca é forte, então não é como começar do zero", disse o executivo.
A companhia pretende no futuro instalar fábricas no país, tendo em vista que os custos de importação têm impacto no resultado financeiro.
Sem revelar dados estratégicos de faturamento e investimento, Andrade afirma que as vendas às distribuidoras de material de escritório e papelaria começou no final de junho.
Em âmbito mundial, as vendas do segmento de produtos de escritório somaram US$ 1,7 bilhão em 2010, valor 2% superior ao apurado um ano antes.
Quanto aos concorrentes, incluindo a China, a companhia mantém a política de posicionar os preços de acordo com os produtores nacionais.
"Nosso objetivo é oferecer inovação ao consumidor que está disposto a pagar mais por um produto melhor", garante o executivo, que destaca como singular a maciez das canetas Kilométrica.
Além da Paper Mate, a Newell Rubbermaid traz também os marcadores da marca Sharpie ao Brasil, com a proposta de ampliar a demanda por este tipo de material mostrando as diversas ocasiões de uso, hoje praticamente restritas a escritas em CD, DVD e caixas de papelão.
Considerando o Brasil um mercado estratégico, neste primeiro momento, a empresa está focada em fazer a distribuição dos produtos para todos os pontos de venda, deixando para mais tarde a comunicação com o consumidor.
No começo de 2012, aproveitando o período de volta às aulas, o plano de marketing será mais incisivo com as duas marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário