quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Medo do desconhecido!

A maioria das pessoas tem a sensação de que investir em ações é algo extremamente arriscado. O medo do desconhecido, as altas taxas de juros e os períodos de elevada inflação foram sem dúvida o grande causador do baixo interesse dos brasileiros pelo mercado acionário. A Bolsa de Valores tem o mito de ser um investimento para poucos, ricos e corajosos que tenham disposição de correr grandes riscos.

Mas isso não é verdade. Qualquer pessoa pode investir em ações. Não existe limite mínimo para começar e é muito mais simples do que parece. O mais importante é entender o assunto e não se transformar em um aventureiro. O conhecimento é a chave do sucesso para quem pretende entrar neste mercado. Portanto, buscar cursos ou palestras de especialistas, faz com que os riscos envolvidos se tornem menores.

Mas o conhecimento sobre Bolsa de Valores não é a única carência da sociedade. Nenhuma escola ou faculdade ensina como se deve cuidar do dinheiro acumulado, quais as diferenças entre os diversos tipos de investimentos e como montar um planejamento financeiro pessoal de longo prazo. As pessoas não percebem, mas esse é o maior risco da grande população. As previdências públicas estão falidas em todo o mundo, a expectativa de vida está aumentando a cada ano e o padrão de consumo da população é cada vez mais alto. Se as pessoas não aprenderem a planejar o seu futuro financeiro, ficarão "escravas do trabalho" por toda a vida.

texto extraido do site da XP Educação e editado por Samuel Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário