segunda-feira, 5 de março de 2012

Hoje na Economia 05/03/2012


Mercados financeiros mundiais começam o dia em baixa hoje, após notícias vindas da Ásia. Na Ásia, as bolsas caíram, com o índice MSCI Ásia Pacífico recuando 1,0%. Na China houve o congresso do partido comunista chinês, que determinou a menor meta de crescimento para o PIB do país desde 2005 (7,5% em 2012). Desde 2005 a China havia estabelecido a meta de crescimento de 8,0% para o PIB a cada ano. Essa é uma “meta leve” (ela foi sempre superada nos anos anteriores, o PIB cresceu 9,2% em 2011, por exemplo) servindo mais como sinal das autoridades chinesas de que o crescimento por si só não é mais objetivo e que as autoridades agora querem mirar também a qualidade desse crescimento.



De qualquer forma, essa notícia vinda da China serviu para fazer os preços de commodities internacionais caírem. O índice geral de commodities recua 0,5%, com as commodities metálicas caindo 0,9% e o preço do petróleo WTI recuando para US$ 105,84/barril (queda de 0,8%).



Na Europa, as bolsas em sua maioria estão em queda, com o índice pan-europeu Stoxx600 caindo 0,7%. Parte dessa queda pode ser atribuída à notícia de menor meta de crescimento da China, porém parte vem também de dados europeus. Os PMIs de serviços e composto da Zona do Euro em fevereiro foram revistos para baixo, ficando ainda mais abaixo da linha que separa expansão de contração. O índice Sentix de confiança do investidor em março surpreendeu negativamente, vindo em -8,2 contra expectativa de -5,0. Houve uma notícia positiva das vendas no varejo em janeiro, que subiram 0,3% M/M contra expectativa de queda de -0,1% M/M, porém como esse dado é de um período anterior ele teve menor impacto. A única bolsa europeia que opera em alta agora é a da Rússia (subindo 1,2%), com a notícia de que o primeiro ministro Putin venceu as eleições para presidente que ocorreram nesse final de semana. O euro está estável diante do dólar, cotado a US$ 1,3196.



Nos EUA os futuros das bolsas estão operando em queda, com o índice S&P500 caindo 0,42% e o Dow Jones caindo 0,32%. O dólar hoje está estável contra as outras moedas, com o índice DXY tendo variação de zero. Hoje sairão os dados do ISM composto não manufatura de fevereiro e das encomendas à indústria em janeiro. É esperado que o ISM composto tenha leve queda, porém permaneça consideravelmente acima do patamar que divide contração de expansão. As encomendas à indústria, por sua vez, devem ter queda, devido à queda nas encomendas de bens duráveis, já divulgadas.


No Brasil, hoje sairá apenas o resultado da pesquisa Focus de expectativas e a balança comercial semanal. As bolsas brasileiras hoje devem ter queda, em especial as ações relacionadas às commodities, seguindo o noticiário vindo da China. O Real também deve se desvalorizar diante do dólar, com a piora dos termos de troca. Hoje pode ser um dia de queda em relação aos juros futuros, devido ao cenário de menor inflação mundial, além de especulações de queda maior de juros na reunião do COPOM dessa semana.

Fonte: SulAmérica Investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário