segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hoje na Economia 14/11/2011


Mercados hoje operam com algum otimismo, após o pacote de austeridade na Itália ter sido aprovado pelo parlamento e o primeiro ministro Berlusconi ter renunciado, como prometido. Mario Monti, ex-presidente da comissão de competitividade da União Europeia, foi indicado pelo presidente da Itália para ser primeiro ministro e aceitou. Monti é o candidato preferido dos mercados, que veem nele uma possibilidade de governo “tecnocrata”, capaz de fazer reformas estruturais e aumentar o crescimento italiano.
Na Ásia, bolsas subiram com essa notícia na Itália e com o dado do PIB do Japão no 3º trimestre, que subiu 6,0% T/T anualizado, mais do que esperado (5,9%). O índice MSCI Ásia Pacífico subiu 1,3% hoje. A bolsa chinesa subiu hoje também com notícias de que as medidas do governo para controlar inflação têm surtido efeito.
Na Europa, bolsas abriram em alta com notícia na Itália. A bolsa italiana sobe 1,8%, com ações de instituições financeiras subindo bastante em especial. No entanto, outras bolsas europeias caem, devido a notícias corporativas ruins. O índice pan-europeu Stoxx600 cai 0,39% agora. O euro está se desvalorizando 0,40% (a €/US$ 1,3694), com a expectativa de leilão de 3 bi de títulos de 5 anos pela Itália hoje.
Os índices futuros do S&P e D&J registram leve alta, de 0,01% e 0,17%, respectivamente. Hoje a agenda econômica dos EUA não contém nenhum dado.
As commodities hoje estão em leve alta, com a diminuição de aversão ao risco com a formação de um novo governo na Itália. O índice UBS/Bloomberg de commodities sobe 0,30%, puxado em especial por commodities metálicas (1,06%). O dólar se valoriza hoje, basicamente devido ao comportamento do euro mencionado acima.
O noticiário político europeu melhorou nos últimos dias, o que pode ser refletido na bolsa brasileira, que pode ter leve alta hoje. A alta será comedida tanto pelas incertezas que ainda restam na situação europeia, quanto pelo feriado que ocorrerá amanhã e acarreta menor liquidez. A menor aversão ao risco também pode fazer os juros futuros caírem levemente hoje e o Real se valorizar contra outras moedas (esse também ajudado pelos preços de commodities).

Nenhum comentário:

Postar um comentário