sábado, 6 de agosto de 2011

774, 336, 340 OU 1300 , 2900 , 2100?

O que querem dizer os números acima? Será algum tipo de seqüencia, código escolhidos a dedo? Não!
Aleatoriamente, peguei um dia de variação intradiária na pontuação do índice futuro em junho de 2011, e agora em agosto, mais precisamente dias 15 e 04 respectivamente. Percebam vocês que a variação, distancia entre máximas e mínimas são quase o dobro , triplo, quádruplo.
Isso mostra que a volatilidade chegou! Será normal ver ações caindo e subindo com facilidade e percentuais astronômicos no intraday. Em momentos, que ela se faz presente, é importantíssimo ter serenidade e boas leituras de movimentos. Saber que quando a volatilidade está presente Day-traders nadam de braçada, pois é isso de que eles precisam para comprar e vender no mesmo dia. Quando a volatilidade está baixa, é difícil, auferir grandes ganhos no mesmo dia. Tão importante quanto isto é ter noção o que é o beta de ativo ou beta da carteira. Quaisquer decisões tomadas à custa de desespero refletirão lá na frente.
A bolsa está barata? Sim, pode ficar mais! Em momentos de irracionalidade, facilmente percebidos pela ampliação da volatilidade, fundamentos de corporações, são descartados. Ninguém quer saber se uma empresa é boa, ou se a margem é assim, ou se o P/L assado. A ordem é sell. Infelizmente, boas empresas estão aquém da ótica do medo.  Prova disso, é que o Indice do Medo ( sim, existe um indicador que mede o medo nos mercados, chamado de VIX) nem começou a subir ainda. Segunda prova disso, é que a volatilidade histórica semanal do IBOV, está hoje em 51. Em 2008, cravou 131, ou seja, tem muito ainda para abrir.
Reitero a importância, de mais uma vez, estar preparados, buscar capacitação e finalmente, definir, sou investidor ou trader, pois a finalidade de ambos é uma só, porém, os meios são distintos!
Samuel Guimarães
Twitter: @Samuel_RCX

2 comentários:

  1. Como podemos ter tanta certeza assim com este mercado em queda e que podemos, ainda assim ganhar dinheiro? Não seria mais propicio a perca?

    Maria Thereza Bianco

    ResponderExcluir
  2. Maria Thereza, obrigado pelo seu comentário como não temos seu telefone nem seu email pedimos a gentileza de entrar em contato conosco pelo telefone 16 3515 3717 ou pelo nosso email atendimento@rcxinvestimentos.com.br teremos o maior prazer em tirar todas as suas duvidas.
    grato Nilson Santos

    ResponderExcluir